terça-feira, 19 de março de 2013

Sistema digestório


O sistema digestório humano atua na ingestão e fragmentação dos alimentos e na expulsão dos resíduos não-aproveitáveis. Desses três processos, a frgmentação ou digestão é de fundamental importância. Ela envolve fenômenos químicos e físicos, que envolvem a transformação dos nutrientes em porções menores e a sua condução ao longo do tubo digestório.

Digestão é um conjunto de processos físicos (mecânicos) e químicos (enzimáticos) relacionados à fragmentação das partículas alimentares com a quebra das macromoléculas em pequenas moléculas capazes de serem absorvidas pela mucosa intestinal.

Boca: Ocorrem a trituração dos alimentos pela atividade dos dentes (processo físico) e a ação da saliva (processo químico).

Saliva: Cerca de 1,5 L de saliva é produzido a cada dia pelos três pares de glândulas salivares (parótidas, submaxilares e sublinguais) que irão umedecer e lubrificar o bolo alimentar.

Faringe e esôfago (25 cm): A língua empurra o alimento para a faringe e movimentos musculares, denominados movimentos peristálticos, impulsionam-no para o esôfago e depois para o estômago.

Estômago (15 cm): É um órgão com várias glândulas que secretam suco gástrico. Dentre deles ocorre a digestão inicial das proteínas. Normalmente ele esvazia entre 1 e 4h, dependendo da quantidade e dos tipos de alimentos ingeridos.

A digestão química que ocorre no estômago denomina-se quimificação. Esta faz o bolo alimentar transformar-se em outra massa pastosa, chamada quimo. O peristaltismo do estômago facilita a ação do suco gástrico e empurra o quimo para o duodeno, a região anterior do intestino delgado. O ronco no estômago são os movimentos peristálticos.

Intestino delgado (4 a 5 m): Seis horas após a ingestão, o alimento, parcialmente digerido, já é uma pasta semilíquida, que atravessa as três partes do intestino delgado: duodeno, jejuno e íleo.

Dentro do duodeno, o alimento (agora chamado de quilo) recebe o suco pancreático (produzido no pâncreas) e a bile (produzido no fígado). O suco pancreático contém bicarbonato, que neutraliza a acidez do quimo. As outras enzimas atuam em diversos tipos de nutrientes. A bile tem função de quebrar os lipídios em moléculas menores (emulsão).

Depois os nutrientes seguem seu trajeto pela porção final do intestino delgado (jejuno-íleo). Após a digestão, as moléculas simples são absorvidas pela parede intestinal e lançadas na corrente sanguínea. A absorção intestinal é facilitada pelas vilosidades e microvilosidades, que aumentam a superfície de contato com os nutrientes, facilitando a absorção dos mesmos.

Intestino grosso (1,2 m): O intestino grosso é constituído pelo ceco, os cólons (ascendente, transversal e descendente) e o reto. No ceco encontra-se o apêndice. Nos cólons ocorrem a absorção de água e sais minerais que não foram absorvidos pelo intestino delgado.
As fezes (composta de água, restos de alimentos e bactérias) acumulam-se no reto (parte final do intestino grosso) onde permanecem até saírem pelo ânus. A digestão completa pode demorar entre 12 e 24 horas, desde a deglutição à eliminação das fezes.

Fonte: ADOLFO & CROZETA & LAGO. Biologia : Coleção Vitória Régia, Volume Único. São Paulo: IBEP, 2005.

Fonte: GOWDAK & MARTINS. Ciências Natureza e Vida. São Paulo: Editora FTD, 2001.

16 comentários:

  1. Obrigada! Bem resumido, rápido e sucinto!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada! Bem resumido, rápido e sucinto!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom porém não totalmente cheio de informações ;-; queria saber sobre a epiglote! Mas fora isso Parabéns pelo texto! ^-^

    ResponderExcluir
  4. Muito bom porém não totalmente cheio de informações ;-; queria saber sobre a epiglote! Mas fora isso Parabéns pelo texto! ^-^

    ResponderExcluir
  5. valeu mesmo! postem mais assuntos de outras matérias também. obrigado

    ResponderExcluir
  6. Finalmente achei
    Pelomenos não e de ensino superior

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito obrigado mas uma vez né que acordar de madrugada pra estudar pra prova è difícil ficar olhando pra folha mas olhando para o meu celular è mas fácil de estudar obgd!

    ResponderExcluir
  8. Faz um resumo sobre as doenças do sistema digestório?obg
    Obs:seu blog e muito legal e me ajudou muito

    ResponderExcluir