terça-feira, 23 de abril de 2013

Cuidados com a saúde do sistema digestório



Nosso sistema digestório é requisitado a entrar em ação várias vezes ao dia, a cada refeição que fazemos. Por ser tão exigido, é de esperar que o sistema digestório seja um dos que apresentam o maior índice de perturbações e de doenças. Uma das principais medidas é manter uma alimentação correta e saudável.

Deve-se dar preferência a alimentos frescos e naturais, evitando os industrializados (como enlatados).

Verduras, legumes e frutas devem ser lavados cuidadosamente antes de consumidos, para eliminar resíduos de pesticidas e adubos usados na lavoura e eventuais microrganismos patogênicos.

Deve-se evitar a ingestão de alimentos gordurosos, principalmente os de origem animal (carnes gordas de porco e de boi, toucinhos, torresmos, baicon).

Em vez de cozinhar com banha, deve-se dar preferência a óleos vegetais, que não contêm colesterol.

Deve-se procurar seguir uma dieta balanceada, com cerca de 60% ou mais, reservados aos alimentos à base de cereais, grãos, legumes, verduras e frutas.

A ingestão de bebidas alcoólicas deve ser evitada, pois causa irritações nas superfícies internas do estômago e do intestino, além de danos ao fígado e ao sistema nervoso.

Observe atentamente como seu organismo reage a diferentes tipos de alimento e utilize esses conhecimentos para escolher a dieta mais favorável às suas necessidades. Se tiver oportunidade, consulte um nutricionista.

Doenças como gastrites e úlceras, podem ser fortemente influenciadas pelo sistema nervoso. Estresse emocional causado por nervosismo, ansiedade e depressão pode contribuir para originar diversas alterações das funções digestórias. 

Manter-se tranquilo e calmo, principalmente no momento das refeições, ajuda a conservar as funções normais.

Fonte: AMABIS & MARTHO. Biologia dos organismos. São Paulo: Editora Moderna, 2010.

3 comentários: