sexta-feira, 5 de abril de 2013

Digestão e o estado dos dentes



A digestão dos alimentos começa com uma boa mastigação, que depende do estado dos dentes. Estes têm por função cortar e triturar os alimentos, facilitando, assim, o trabalho dos sucos digestivos. Para isso, os dentes devem estar inteiros e saudáveis.

Os dentes

Os dentes são os órgãos da mastigação dos alimentos. Este trabalho começa com os incisivos, dentes frontais com extremidades afiadas, que servem para morder e cortar pedaços dos alimentos. Os caninos, dentes pontudos localizados ao lado dos incisivos, agarram e rasgam os alimentos. E os molares e pré-molares, de formato largo e mais achatado, completam o serviço, triturando e mastigando o alimento até formar uma pasta que, misturada à saliva, fica pronta para ser engolida.

Um dente é formado de coroa e raiz. A coroa acha-se acima da gengiva e a raiz abaixo, encaixada em uma cavidade do osso. O limite entre a coroa e a raiz é denominado colo.

O dente é formado por material duro, impregnado de sais de cálcio, a dentina, revestida por um material mais duro ainda, o esmalte. No interior do dente, encontra-se a polpa, repleta de vasos sanguíneos e nervos.

As raízes dos dentes são presas as suas bases na mandíbula e no maxilar com cemento, um tipo de cola.

Problemas que atingem os dentes

A boca é um bom ambiente para as bactérias porque ali se alimentam de restos de comida e produzem detritos, como alguns ácidos. Em dentes mal-escovados, as bactérias mortas, os detritos, os restos de comida e a saliva formam uma camada rígida, conhecida como placa bacteriana.

A formação da placa bacteriana é a causa mais comum da cárie. Isso acontece porque enzimas produzidas pelas bactérias degradam os polissacarídeos e ácido lático, que dissolve o esmalte e posteriormente a dentina, formando uma cavidade no dente. 

Quando a cárie atinge a polpa, começa a dor no dente, porque ela é inervada. Atingindo a polpa, a cárie abre caminho para as bactérias, e um abscesso com pus pode se formar na raiz do dente. Dali a infecção tem possibilidade de se espalhar para outros pontos do organismo, pela corrente sanguínea.

Prevenção das cáries

Os alimentos açucarados devem ser evitados, principalmente entre as refeições, pois facilitam a formação da placa bacteriana.

A higiene bucal consiste no uso do fio dental e na escovação, após as refeições. O fio dental deve ser passado entre os dentes para remover os resíduos acumulados nos espaços interdentários. A escovação deve ser feita com uma escova de dentes e um dentifrício.

O dentista deve ser visitado regularmente para que qualquer início de cárie possa ser detectado. De preferência, de seis em seis meses.

Mau hálito

O mau hálito pode não ser um sinal de falta de higiene bucal. Pode ser causado por problemas no fígado, no pâncreas e nos rins. As pessoas com problemas hepáticos, por exemplo, têm um hálito com cheiro de peixe; as que sofrem dos rins ou têm úlcera gástrica exalam um cheiro semelhante ao da urina; já o portador de diabetes descontrolado revela um hálito com cheiro parecido com o da acetona.


O mau hálito é consequência do nível de concentração das substâncias liberadas no curso da doença.

Fonte: GOWDAK & MARTINS. Ciências Natureza e Vida. São Paulo: Editora FTD, 2001.

Nenhum comentário:

Postar um comentário