terça-feira, 30 de abril de 2013

Sistema respiratório



Respiração celular: É um processo que ocorre no interior das mitocôndrias.

As substâncias orgânicas reagem com gás oxigênio, liberando energia para os processos vitais. Os produtos da respiração celular são água e gás carbônico. A água é reutilizada pela célula, mas o gás carbônico não tem utilidade para o organismo e é eliminado no sangue.

Ao mesmo tempo que o sangue é abastecido de gás oxigênio nos pulmões, o gás carbônico difunde-se para o sangue e é eliminado do corpo no ar expirado.

Respiração pulmonar: É o conjunto de processos de trocas gasosas entre o ar atmosférico e o sangue que ocorre nos pulmões.

Órgãos do sistema respiratório

Cavidades nasais: são dois condutos paralelos que começam nas narinas e terminam na faringe. Elas são separadas por uma parede cartilaginosa denominada septo nasal. No teto das cavidades nasais há células sensoriais, responsáveis pelo sentido do olfato.

As células epiteliais produzem muco que serve para umedecer as vias respiratórias e reter partículas sólidas e bactérias presentes no ar que inspiramos, funcionando como um filtro. Além de filtrar e umedecer, as cavidades nasais servem para aquecer.

Faringe: é um canal comum aos sistemas digestório e respiratório, pois se comunica com a boca e as fossas nasais e também com a laringe e o esôfago.

Laringe: se comunica com a faringe através de um orifício denominado glote. 

Acima da glote, encontra-se a epiglote que funciona como válvula, fechando a glote durante a deglutição dos alimentos, impedindo que partículas entrem nas vias respiratórias. No revestimento interno da laringe existem membranas elásticas chamadas cordas vocais, que vibram durante a passagem de ar, produzindo os sons.

Traquéia: possui aproximadamente 2 cm de diâmetro e 10 de comprimento. Suas paredes possuem anéis cartilaginosos rígidos que facilitam a circulação do ar.

Pulmões: são constituídos pelos brônquios, bronquíolos e alvéolos.

Brônquios: são dois tubos que penetram nos pulmões e sofrem diversas ramificações, formando os bronquíolos.

Bronquíolos: apresentam em suas extremidades, um grupo de pequenas bolsas chamadas alvéolos pulmonares.

A traquéia, os brônquios e os bronquíolos são revestidos internamente por um epitélio ciliado, rico em células produtoras de muco. Partículas de poeira e bactérias aderem ao muco e são varridas em direção à garganta pelo batimento dos cílios. Ao chegar à faringe, o muco e as partículas aderidas são engolidas e vão para o tubo digestório, onde são digeridos e eliminados.

Alvéolos pulmonares: são recobertos por capilares sanguíneos, nos quais o sangue circula muito perto do ar que penetra nos alvéolos.

Fonte: AMABIS & MARTHO. Biologia dos organismos. São Paulo: Editora Moderna, 2010.
Fonte: ADOLFO & CROZETA & LAGO. Biologia : Coleção Vitória Régia, Volume Único. São Paulo: IBEP, 2005.

9 comentários: