sexta-feira, 24 de maio de 2013

Sistema Urinário



A excreção consiste na retirada de resíduos formados durante a atividade celular e de substâncias que as células não aproveitam, pois se encontram em excesso no organismo.

Entre esses resíduos, temos o gás carbônico, que resulta do processo de respiração celular e os produtos nitrogenados, como a amônia, o ácido úrico e a uréia, resultantes do metabolismo das proteínas. 


Essas substâncias devem ser eliminadas para manter as condições compatíveis à vida. Outras substâncias não tóxicas também são retiradas quando aumentam no sangue. É o caso da água e dos sais minerais que, em excesso, podem ser prejudiciais.

Órgãos do sistema urinário

Os rins filtram o sangue e removem as toxinas ou substâncias que estão em excesso no organismo. O sangue chega ao rim pela artéria renal e, depois de ser filtrado, sai pela veia renal.

As vias urinárias conduzem a urina dos rins até o meio externo e são constituídas pelas seguintes estruturas:


A urina formada em cada rim é lançada em cavidades, os cálices renais, que se fundem em uma cavidade maior, a pelve renal

Da pelve renal a urina segue para os ureteresque desencadeiam na bexiga urinária

A bexiga é um saco muscular que armazena temporariamente a urina. Quando está cheia, pode comportar entre 400 e 600 ml de urina. À medida que ocorre o acúmulo de urina, a bexiga aumenta e surge a vontade de urinar. Nesse momento, os músculos em forma de anel, localizados em torno da uretra, relaxam e a urina é eliminada do corpo pela micção, que é o ato de urinar.

Fonte: GEWANDSZNAJDER, Fernando. Ciências – Nosso Corpo. São Paulo: Editora Ática, 2013.
Fonte: AMABIS & MARTHO. Biologia dos organismos. São Paulo: Editora Moderna, 2010.
Fonte: ADOLFO & CROZETA & LAGO. Biologia: Coleção Vitória Régia, Volume Único. São Paulo: IBEP, 2005.

9 comentários: