sábado, 2 de fevereiro de 2013

Alimentos e nutrição


As funções de nosso organismo consomem energia. Quando comemos, pulamos, digerimos nossa comida, ficamos de pé ou dormimos, gastamos energia. A energia é necessária para sustentar a vida, quer estejamos descansando, quer estejamos em movimento. Quando dormimos, nosso coração bate, nossos pulmões se movem, etc.

No caso de crianças e adolescentes, o corpo está em fase de crescimento e precisa de substâncias para construir uma estrutura maior. Mesmo os adultos precisam repor as substâncias consumidas de seus corpos à medida que os anos passam.


Os produtos que comemos são alimentos (frutas, leite, presunto, etc.). Estas são, consequentemente, as matérias que nos fornecem energia e que compensam a perda de substâncias em nosso organismo.

A dieta é o processo por meio do qual temos nosso alimento. É um ato voluntário (podemos comer muita ou pouca comida, eu posso comer dois ovos e um bife, uma ou três vezes ao dia...), que depende de nossos costumes, de nossos hábitos de higiene, do que nos foi ensinado.

Ela depende de nosso comportamento e ele pode ser modificado, isto é, podemos aprender a ingerir bons alimentos e em quantidade apropriada. Nossa saúde depende muito disso. Muitas doenças são o resultado de uma dieta pobre.

Alimentar-se seria o processo de encher um carro com combustível (eu posso usar mais ou menos combustível, de uma marca ou de outra).

A nutrição seria o processo que ocorre com o motor quando colocamos o carro em movimento (isso não depende mais da quantidade de combustível que usamos, da marca, etc., mas das características do carro).

A nutrição consiste no processo involuntário por meio do qual o corpo humano se beneficia da comida. Começa na boca com a digestão e inclui os processos metabólicos e a eliminação do que não é necessário.

A comida é constituída por diferentes substâncias com propriedades distintas (uma pode ser o combustível; outra, uma peça necessária...). Estas substâncias são chamadas de nutrientes, que são os componentes da comida que nosso corpo utiliza para que a vida se torne possível.

Fonte: ESTÉVEZ, Lorenzo Pousa. A Dieta Saudável. São Paulo: Ciranda Cultural, 2008.

2 comentários: