sábado, 5 de outubro de 2013

A eletricidade no dia a dia


Nossa sociedade é bastante dependente de energia elétrica. No seu dia a dia, que tipo de atividade depende da energia elétrica para ser realizada? Como seria o seu dia sem eletricidade? Quais os equipamentos que necessitam de energia elétrica para funcionar? 

Embora haja uma variedade de aparelhos que utilizem energia elétrica para funcionar, eles apresentam funções diferentes. As funções desses aparelhos, seus usos e suas características, atentam para semelhanças e diferenças.

O consumo de energia elétrica depende de uma característica dos diferentes aparelhos elétricos chamada potência. A potência dos aparelhos é expressa em watts (W) e quase todos os aparelhos trazem essa informação impressa em suas embalagens, em chapinhas ou etiquetas de fabricação neles afixadas, ou nos manuais de instrução.

Existem outras grandezas como voltagem (V), corrente elétrica ou amperagem (A), frequência que também representam características desses aparelhos.

Para calcular o consumo de energia, é importante a leitura atenta dos manuais de instrução para o uso correto e seguro dos aparelhos elétricos.

O relógio de luz é um aparelho que registra o consumo de energia elétrica. 

Geralmente, ele fica do lado de fora das residências para que o funcionário da companhia elétrica possa fazer a leitura e anotar o resultado. 

O relógio de luz registra a soma do consumo de todos os aparelhos elétricos da casa, incluindo as lâmpadas. 

O funcionário anota a posição de cada um dos ponteiros. 

Para determinar o consumo mensal da residência, o funcionário calcula a diferença entre o valor dessa leitura e aquele encontrado na leitura realizada no mês anterior.

Há uma relação entre a potência dos aparelhos e a rapidez de giro do disco do relógio de luz. De modo geral, os aparelhos com a função de aquecimento consomem mais energia. 

Os que são utilizados para movimentar consomem menos que os anteriores. 

E os comunicadores são os que consomem menos energia.

Outros fatores que interferem no consumo é o tempo de uso desses aparelhos.



Fonte: Caderno do Professor: Ciências, Ensino Fundamental – 8º Ano, Volume 4. São Paulo: SEE, 2009.



2 comentários: