quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Tipos de DTSs (2ª Parte)

DSTs causadas por vírus:
Hepatite B:
Contágio: é transmitida pelo contato com o sêmen, a saliva ou o sangue da pessoa contaminada. 

Também pode ser transmitida da mãe para o filho no momento do parto.
Sintomas: febre, dor na cabeça, cansaço, icterícia (a pele e os olhos ficam amarelados), perda de apetite, náusea, vômitos, dor abdominal, urina amarelo-escura e erupções.

Consequências: há risco de o vírus provocar cirrose (destruição do fígado) ou câncer de fígado.
Precauções: vacine-se contra a hepatite B.

Observações: se desconfiar que teve contato com o vírus, deve tomar injeção de imunoglobulina de hepatite B até duas semanas após a exposição, para prevenir a infecção.

Se já foi infectado, deve controlar o fígado e tratar as complicações provenientes da doença.

Herpes genital:
Contágio: é causado por dois tipos de vírus. Um deles ataca geralmente os lábios e a face, enquanto o outro se concentra mais na área genital (herpes genital). 

O contágio pode ocorrer pela pele durante o contato entre os genitais ou durante o sexo vaginal, anal ou oral. Sintomas: o local fica inicialmente vermelho e coça. 

Depois surgem pequenas bolhas que estouram e formam feridas. 

Os sintomas desaparecem geralmente em até quatro semanas, mas o vírus continua presente no organismo e, em algumas pessoas, provocam recaídas.

Diagnóstico: exame laboratorial feito com material colhido pelo médico em consultório.
Consequências: risco de contrair HIV, passar para o bebê na gravidez causando graves complicações.
Tratamento: há medicamentos que diminuem os sintomas, a duração e os riscos de transmissão da doença, embora não eliminem o vírus.


Aids:
Contágio: transmitida por meio de transfusão de sangue, usuários de drogas injetáveis, sêmen, secreções vaginais e fluido contaminado que precede a ejaculação ao penetrarem na pele por qualquer abertura.

O HIV (vírus da imunodeficiência humana) provoca a Aids (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida), que ataca o sistema imunológico e pode ser fatal.

Sintomas: febre, fadiga e outros sintomas parecidos com os de um resfriado. Mas às vezes, os sintomas não aparecem por vários anos.

Diagnóstico: exame de sangue feito em laboratório.
Tratamento: Não há cura, mas há medicamentos antivirais que podem adiar os estragos ao sistema imunológico e prolongar a vida.

Condiloma acuminado:
Causada pelo papilomavírus humano (HPV), que forma verrugas nos órgãos genitais, no colo do útero ou ao redor do ânus. Essas verrugas são popularmente conhecidas como crista de galo.
Contágio: por relação sexual vaginal ou anal e pelo contato da mucosa com os genitais contaminados.

Sintomas: verrugas (caroços pequenos e doloridos) na vagina e/ou no ânus, entre duas semanas e alguns meses após a exposição. Podem ocorrer coceiras, lesões e corrimentos repetidos que não melhoram.

Diagnóstico: o exame papanicolau (detecta alterações nas células, com o auxílio do colposcópio e o uso de soluções específicas).
Consequências: aumento do risco de câncer de colo do útero ou vulvar, verrugas genitais, e de passar para o bebê na gravidez.

Tratamento: consiste em eliminar as verrugas por meio de congelamento, bisturi elétrico, laser, cirurgia ou produtos químicos. As mulheres precisam fazer exames periódicos para a prevenção do câncer de colo do útero. Não pode ser usado numa mulher grávida ou através de cirurgia. O parceiro também precisa ser tratado. Quem ainda não tem o vírus pode tomar a vacina.

Fonte: AMABIS & MARTHO. Biologia dos organismos. São Paulo: Editora Moderna, 2010.
Fonte: CANTO, Eduardo Leite do. Ciências Naturais: Aprendendo com o cotidiano – 9º Ano. São Paulo: Moderna, 2009.
Fonte: GEWANDSZNAJDER, Fernando. Ciências – Nosso Corpo – 8º Ano. São Paulo: Editora Ática, 2013.
Fonte: LINHARES & GEWANDSZNAJDER. Biologia Hoje – Volume 1. São Paulo: Editora Ática, 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário