quinta-feira, 14 de março de 2013

Alimentação balanceada e pirâmide alimentar


Considera-se equilibrada ou balanceada a alimentação que garante o pleno desenvolvimento do indivíduo e evita doenças provocadas por carências, permitindo-lhe manter uma vida saudável. Para tanto, é necessário que contenha os nutrientes essenciais e na proporção certa para o indivíduo.

Uma alimentação equilibrada, portanto, deve incluir alimentos que forneçam carboidratos e lipídios (que garantem o suprimento de energia), proteínas (necessárias para o crescimento e o desenvolvimento do organismo), vitaminas e sais minerais (para sua conservação e bom funcionamento).

A alimentação balanceada caracteriza-se pela qualidade e não pela quantidade de alimentos.  

A dieta balanceada varia em composição e em valor calórico de acordo com a idade e o grau de atividade da pessoa. A boa nutrição consiste em combinar variedade e quantidade adequadas de alimentos à idade e ao grau de atividade física de cada um.

Embora os conhecimentos básicos e o bom-senso sejam suficientes para que uma pessoa saiba alimentar-se bem, nutricionistas e médicos são os profissionais mais capacitados para orientar a dieta de pessoas que estão muito acima ou muito abaixo da massa corporal, apresentando um possível indício de uma alimentação inadequada.

Pirâmide alimentar

Pirâmide alimentar é um guia para auxiliar a nos alimentar de forma balanceada.

Comer bem significa ingerir alimentos adequados nas quantidades necessárias.

Os princípios fundamentais da pirâmide alimentar são moderação e variedade para manter o equilíbrio energético.

A prática diária de exercícios físicos diminui os riscos de desenvolvermos doenças como: obesidade, diabetes, osteoporose e problemas do coração.

Fonte: GOWDAK & MARTINS. Ciências Natureza e Vida. São Paulo: Editora FTD, 2001.

Fonte: AMABIS & MARTHO. Biologia dos organismos. São Paulo: Editora Moderna, 2010.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário