quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Vitaminas



Estão em produtos naturais e são necessários para o nosso crescimento, desenvolvimento e para manter a saúde. Sua função consiste em controlar as reações químicas em nosso organismo para que elas ocorram normalmente. São essenciais também na formação das células, dos tecidos e dos órgãos. Há dois grupos de vitaminas diferentes:

Vitaminas solúveis em gordura (lipossolúveis)

Elas se dissolvem em gordura. São as vitaminas A, D, E e K. São encontradas nos ovos, peixes, óleos, espinafre, cenouras, etc.

A vitamina K é produzida pela própria flora intestinal e a vitamina D é sintetizada na pele com a ajuda dos raios solares ultravioleta.

Elas são importantes para a nossa vida, para o sistema imunológico, a coagulação do sangue, a absorção do cálcio, etc. Se ingeridas em excesso, podem ser armazenadas no organismo causando intoxicação.

Por isso não é aconselhável tomar suplementos vitamínicos (em pílulas). É melhor ingerir produtos naturais, que as contêm em uma quantidade moderada, a menos que estejamos crescendo muito rápido ou se estivermos doentes.

O excesso de vitaminas solúveis em gordura é armazenado e pode causar irritabilidade, cansaço, náuseas, vômitos, diarreia, pedras na vesícula, etc.

Eles são aconselháveis em ocasiões especiais, tais como em dietas deficientes ou pessoas obesas que estão de dieta, em algumas doenças crônicas em estágio avançado e para vegetarianos com uma dieta limitada.

Vitaminas solúveis em água (hidrossolúveis)

Elas se dissolvem em água. Diferentemente do grupo anterior, elas não são armazenadas no organismo e precisamos tomá-las diariamente. São as vitaminas B1 ou tiamina, B2 ou riboflavina, B3 ou niacina, B5 ou ácido pantotênico, B6, B12, biotina, ácido fólico e vitamina C. Elas são encontradas em carne, peixe, leite, cereais, limão, melão e alcachofras. São uma boa prevenção contra anemia, ajudam a nos defender contra infecções.

Diferente das anteriores, não causam intoxicações porque não se acumulam. Mas o excesso de vitamina C causa diarreias e cálculos renais.

Os alimentos que contêm essas vitaminas devem ser cozidos cuidadosamente, pois elas podem se perder se não forem bem cozidas.

Alimentos ricos em antioxidantes são particularmente benéficos à saúde, porque eles neutralizam os radicais livres, que têm um enorme poder de danificar as células e tecidos do corpo e provocar doenças. As vitaminas A, C e E, dentre os principais antioxidantes, estão presentes numa extensa variedade de frutas e legumes. Vários estudos associaram a menor incidência de certas moléstias, como algumas formas de câncer, à dieta rica nesse tipo de alimento.

Deficiência de vitaminas

É indispensável a presença de vitaminas na dieta alimentar, pois elas não podem ser sintetizadas pelo organismo. A carência total de uma vitamina é denominada avitaminose, que se traduz por vários sinais e sintomas facilmente identificáveis. Entretanto, os problemas fisiológicos encontrados com maior frequência são devidos à hipovitaminose, ou seja, insuficiência de uma vitamina.

A carência vitamínica pode se da através da alimentação deficiente, na forma de preparação dos alimentos e incapacidade de aproveitamento das vitaminas, como consequência de certos estados patológicos.

Classificação das deficiências vitamínicas:

As primárias se caracterizam pela carência de determinada vitamina na alimentação. E a secundária destaca-se pela insuficiência de vitaminas resultante de hábitos como fumar ou consumir álcool em excesso

Problemas subjacentes, como distúrbios intestinais, também limitam a absorção vitamínica. E o uso prolongado de certos medicamentos que dificultam a absorção pelo organismo, como alguns antibióticos, matam a flora intestinal e atrapalham a produção da vitamina K.

Dentre as mais conhecidas deficiências e suas respectivas doenças estão: a de vitamina B1 (beribéri), de niacina (pelagra), de vitamina C (escorbuto) e de vitamina D (raquitismo).

Overdose de vitaminas

Quem consome suplementos vitamínicos deve fazê-lo somente sob a supervisão de um médico ou de um nutricionista. A dieta balanceada deve ser prioridade para se manter uma boa qualidade de vida.

Fonte: ESTÉVEZ, Lorenzo Pousa. A Dieta Saudável. São Paulo: Ciranda Cultural, 2008.

Fonte: Abril Coleções: Guia de alimentação saudável. São Paulo: Editora Abril, 2008.

2 comentários: