sábado, 16 de fevereiro de 2013

Carboidratos



Os carboidratos consistem em carbono, hidrogênio e oxigênio. Para se entender melhor sua composição, vamos imaginar uma corrente com elos ou ligações. Um elo ou ligação é a menor parte ou unidade em uma corrente. Uma corrente pode ter duas, três, cem ou mais delas. Cada ligação é um carboidrato.

Dependendo de suas composições pode haver carboidratos simples ou complexos.

Carboidratos simples consistem em somente uma ou duas ligações. Se eles têm uma ligação, são chamados de monossacarídeos (glicose). Se eles têm duas, são chamados de dissacarídeos (sacarose). Uma vez ingeridos, depois que a comida passa pelo trato digestório (boca, estômago, intestinos) para efeito de digestão, as ligações da corrente são quebradas e afastadas. As ligações isoladas da corrente são absorvidas facilmente e entram em nosso organismo para realizar sua função.

Entre os monossacarídeos estão a glicose (que é a forma de açúcar presente no sangue), a frutose (que está presente nas frutas), a galactose (encontrados nos produtos derivados do leite).

Os dissacarídeos são a sacarose (o açúcar refinado comum de mesa) e a lactose (o açúcar primário presente no leite).

Açúcares, bolos e doces quando ingeridos, entram rapidamente na corrente sanguínea, causando um aumento brusco na glicose, o que não é bom para a saúde.

Os carboidratos complexos são também chamados de polissacarídeos, visto que são correntes com muitas ligações. Para que eles sejam absorvidos, as ligações devem ser quebradas e, consequentemente, depois de ingeridos, demoram mais para atingir a corrente sanguínea.

São o amido (presente em grande quantidade na batata e em uma variedade de grãos), o glicogênio (armazenado pelo corpo como fonte de energia) e as fibras.

Os carboidratos fornecem energia para o funcionamento do organismo.

Também são necessários para a construção dos aminoácidos não-essenciais, que, por não serem obtidos por meio dos alimentos, são produzidos pelo próprio organismo para criar proteínas.

Eles também ajudam no processamento da gordura e na formação da cartilagem, dos ossos e dos tecidos nervosos.

Por serem uma imprescindível fonte de energia, os carboidratos devem ter seu lugar garantido na dieta. Deve-se optar pelos mais saudáveis (como as frutas, os vegetais e grãos variados) de modo a equilibrar fornecimento de energia e de nutrientes.

É importante saber que os cereais integrais e os produtos fabricados com grãos não-refinados são mais saudáveis do que os cereais refinados e seus derivados, pois os nutrientes e as fibras permanecem nos alimentos à base de grãos integrais.

Fonte: ESTÉVEZ, Lorenzo Pousa. A Dieta Saudável. São Paulo: Ciranda Cultural, 2008.

Fonte: Abril Coleções: Guia de alimentação saudável. São Paulo: Editora Abril, 2008.

3 comentários: