quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Proteínas


Assim como as gorduras e os carboidratos, as proteínas são componentes complexos que contêm os elementos carbono, hidrogênio e oxigênio. No entanto, são os únicos que também possuem nitrogênio (16%), enxofre e alguns outros minerais como fósforo, ferro e cobalto.

As proteínas são formadas por aminoácidos e cumprem funções estruturais, reguladoras, de defesa e de transporte nos fluidos biológicos.

As proteínas ajudam no funcionamento de todo tecido corporal (ossos, pele, músculos e órgãos). São essas proteínas que dão estrutura às células, sendo importantes para o crescimento, o reparo e a manutenção celular.

Também fornecem energia.

As enzimas, os hormônios e os anticorpos também são proteínas.

As proteínas que ingerimos, são quebradas em aminoácidos e peptídeos (cadeia de aminoácidos) durante a digestão, para serem absorvidas pela corrente sanguínea. Essa cadeia de aminoácidos proporciona a maioria dos elementos necessários para a formação de novas proteínas no organismo.

Produtos de origem animal (carne, ovos, leite e seus derivados) são as melhores fontes protéicas. Mas os alimentos de origem vegetal (leguminosas, cereais e nozes) também fornecem quantidades necessárias.

Para obter a lista completa dos aminoácidos, o ideal é comer uma boa variedade de alimentos ricos em proteínas.

Muitas pessoas escolhem a carne vermelha como principal fonte de proteínas. Mas para variar, coma peixe, frango, leguminosas e cereais que trazem grande benefício à saúde.

Estudos demonstram que quem come carne vermelha com menor frequência e as substitui por carnes brancas (peixe e frango), diminui o risco de doença cardiovascular e de câncer colorretal.

O organismo processa novas proteínas de forma constante para substituí-las por novos tecidos, cabelos, unhas, sangue e etc.

A deficiência de proteínas ocorre em idosos que apresentam uma alimentação insuficiente e nas pessoas que fazem dietas para perder peso não balanceadas ou sem orientação profissional. Convalescentes de cirurgias, traumas ou doenças tendem a apresentar deficiência protéica quando não aumentam o consumo de proteínas para suprir a demanda, que normalmente é maior nessas fases.

O consumo exagerado de proteínas resulta em perda de cálcio e, a longo prazo, diminui a massa óssea. Alimentos ricos em proteínas como as carnes vermelhas, em geral são ricos em gorduras saturadas, o que significa que o excesso desses alimentos na dieta diária leva ao aumento da ingestão de gorduras saturadas também.

Fonte: Abril Coleções: Guia de alimentação saudável. São Paulo: Editora Abril, 2008.

5 comentários:

  1. Sim as proteínas as carnes brancas. Pode fazer muito bem al nosso organismo! Mais quanto ao Chocolate? Que contem esses os de açúcar que faz mal, mais disem que chocolate faz bem pq?
    😕

    ResponderExcluir
  2. Sim as proteínas as carnes brancas. Pode fazer muito bem al nosso organismo! Mais quanto ao Chocolate? Que contem esses os de açúcar que faz mal, mais disem que chocolate faz bem pq?
    😕

    ResponderExcluir