sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Função dos nutrientes



Plásticos ou de construção:

São assim denominados os nutrientes que colaboram na formação e no desenvolvimento do corpo e na reconstituição de tecidos. A esse grupo pertencem as proteínas, vários sais minerais, água e certos tipos de gordura.

As proteínas, como nutrientes plásticos, fazem parte da pele, dos músculos, dos ossos, do sangue, dos cabelos, enfim, de todos os nossos órgãos.

Dentro de nosso corpo, as proteínas se desgastam e se decompõem em subprodutos, por isso devem ser substituídas. Não podem faltar em nossa dieta alimentar diária.

As principais fontes de proteínas são: carne, ovos, soja, peixe, feijão, pão de trigo integral, queijo e leite.

Nosso organismo, além de proteínas com função plástica ou estrutural, possui proteínas com função catalisadora ou enzimática, capazes de modificar a velocidade das reações químicas no interior das células e fora delas. 

Essas proteínas, denominadas enzimas, reduzem a quantidade de energia necessária para as células desempenharem suas funções. Esse fato é importante, pois as reações químicas ocorrem em nosso organismo sem que haja variação de temperatura.

As enzimas não se alteram nas reações químicas que provocam e atuam em concentração baixa.

Entre os sais minerais, como nutrientes plásticos, destacam-se o cálcio e o fósforo. Ambos fazem parte dos ossos e dentes. É encontrado no leite.

Nutrientes energéticos ou de combustão:

Os nutrientes energéticos fornecem energia para nosso organismo. A esse grupo pertencem os carboidratos e os lipídios. Pão, massas em geral, batata, milho, mandioca, arroz e doces em geral são alimentos ricos em carboidratos.

As pessoas que comem alimentos ricos em carboidratos, em excesso, e não gastam tudo o que ingerem (por falta de exercícios físicos ou vida sedentária) transformam o que sobra em gordura. Essa gordura fica armazenada ao redor dos órgãos e embaixo da pele.

Na falta de carboidratos, o organismo usa gordura armazenada para conseguir energia, e a pessoa emagrece.

As gorduras são fontes concentradas de energia para o organismo. Liberam mais que o dobro de energia que a mesma massa de proteínas ou de carboidratos.

Nutrientes reguladores:

Os nutrientes reguladores entram em pequena quantidade na alimentação diária. Deles, porém, dependem o bom funcionamento do organismo e a conservação da saúde. A esse grupo pertencem as vitaminas e os sais minerais.

São encontrados nos vegetais (verduras e frutas) e nos alimentos de origem animal.

Fonte: Gowdak & Martins. Ciências Natureza e Vida. São Paulo: Editora FTD, 1996.

3 comentários:

  1. Gostei muito bom me ajudou muito na hora da prova

    ResponderExcluir
  2. Quem ai joga no PC e quer gente pra conversar?.Se voce é uma dessas pessoas entre no meu Discord para "Interagir", e fazer novas amizade
    (Link Do Discord: https://discord.gg/uDRrNaa )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A e sim eu gostei do Blog bem útil, vai me ajudar na Prova!

      Excluir