domingo, 25 de agosto de 2013

Sistema Reprodutor Feminino


Anatomia externa:

Vulva é o nome dado ao conjunto formado pelos órgãos sexuais externos da mulher. A vulva é formada pelos grandes lábios, pequenos lábios, clitóris e introito vaginal.

Grandes lábios são duas dobras de pele que começam no monte de Vênus e vão até o períneo. O monte de Vênus é o osso pubiano, que é saliente e arredondado. 

O períneo fica entre a abertura da vagina e o ânus. Na mulher adulta, os grandes lábios são cobertos de pelos.

Pequenos lábios são também duas dobras de pele, que ficam dentro dos grandes lábios. São mais finos e não têm pelos.

Clitóris é um órgão pequeno situado entre os pequenos lábios. É muito sensível ao toque e, quando a mulher fica excitada, ele recebe um fluxo maior de sangue e aumenta de tamanho. Por ser muito sensível ao toque, é um órgão externo responsável pelo prazer sexual da mulher.

Introito vaginal é a abertura da vagina, e está localizada entre a abertura da uretra e o ânus.

Anatomia interna:

Vagina é um canal que liga a vulva ao útero. 

É um órgão elástico, que pode se contrair e se expandir bastante. Antes de ter relações sexuais, a mulher possui uma pele fina, chamada hímen, na entrada da vagina. Existem diversos tipos de hímen. O hímen nem sempre se rompe na primeira relação sexual. Às vezes, com o seu rompimento, podem sair umas gotinhas de sangue, mas isso nem sempre ocorre. A vagina é o órgão interno responsável pelo prazer feminino.

Ovários são dois, um esquerdo e um direito, e têm a forma de uma ameixa. Dentro dos ovários estão os óvulos, que são as células reprodutoras femininas. Os ovários também produzem hormônios. Eles são responsáveis pela formação e pelo amadurecimento dos óvulos.

Trompas de Falópio são duas, saindo de cada lado do útero e indo até os ovários. São canais pelos quais os óvulos vão dos ovários até o útero.

Útero é um órgão bastante elástico, dentro do qual se desenvolve o bebê, durante a gravidez. Se a mulher não está grávida, ele é mais ou menos do tamanho da mão fechada. Ao final da gravidez, ele chega a ter até 30 cm de comprimento.

Fonte: AMABIS & MARTHO. Biologia dos organismos. São Paulo: Editora Moderna, 2010.
Fonte: AMABIS & MARTHO. Biologia dos organismos. São Paulo: Editora Moderna, 1ª edição, 1999.
Fonte: NAPOLEÃO & ODAIR. Seres vivos: funções e relações. São Paulo: Editora IBEP.


Nenhum comentário:

Postar um comentário