sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Métodos Contraceptivos Comportamentais


Contracepção é a prevenção deliberada da gravidez. 

A maneira mais óbvia e mais segura de prevenir a gravidez é a abstinência de relações sexuais, pelo menos durante o período fértil da mulher, isto é, em que existe a possibilidade de haver ovulação.

Os métodos comportamentais exigem práticas que dependem da observação do próprio corpo, como tabelinha, temperatura e muco.

Coito (ato sexual) interrompido:
É quando o homem retira o pênis da vagina pouco antes de ejacular. Esse método não é seguro, pois algumas gotas de sêmen podem ser liberadas antes da ejaculação. 

Além disso, se o homem esperar “um segundinho” a mais, a ejaculação pode iniciar-se na vagina.

Tabelinha:
Nesse método, a mulher calcula a data provável da ovulação e o casal não tem relações sexuais nessa data, nem, aproximadamente, 7 dias antes e 7 dias depois da ovulação. O método não funciona bem com mulheres cujo ciclo menstrual é irregular. 

Mesmo nas que possuem o ciclo regular, pode eventualmente ocorrer ovulação fora da data prevista. Não protege contra DSTs. Em geral, a libido aumenta no período fértil, justamente quando é preciso evitar o sexo. Raramente, algumas mulheres engravidam em qualquer dia do ciclo.

Persona Monitor:
Esse aparelho substitui a velha tabelinha. É só assinalar o 1º dia da menstruação e ele faz o resto. Acende uma luz verde quando não há risco, vermelha quando sua fertilidade está acentuada e amarela quando há uma dúvida no ar.

Previsões são válidas para 24 horas. É um método natural fácil de usar e pode ser acionado a qualquer momento. Não protege contra DSTs. Nos dias em que as luzes amarela e vermelha acendem, você precisa usar um método anticonceptivo de barreira (camisinha, diafragma...). Indicado para mulheres com ciclo menstrual regulado.

Fonte: AMABIS & MARTHO. Biologia dos organismos. São Paulo: Editora Moderna, 2010.
Fonte: CANTO, Eduardo Leite do. Ciências Naturais: Aprendendo com o cotidiano – 9º Ano. São Paulo: Moderna, 2009.
Fonte: GEWANDSZNAJDER, Fernando. Ciências – Nosso Corpo – 8º Ano. São Paulo: Editora Ática, 2013.
Fonte: LINHARES & GEWANDSZNAJDER. Biologia Hoje – Volume 1. São Paulo: Editora Ática, 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário