quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Puberdade e Adolescência


Puberdade e adolescência não são palavras sinônimas porque são conceitos com abrangências diferentes.

A puberdade relaciona-se apenas com as mudanças físicas (corporais) que acontecem e deixam a pessoa apta para a reprodução.

A pessoa já pode ter passado pela puberdade e ter terminado a fase de desenvolvimento do aparelho reprodutor, porém pode ainda não ter maturidade para ter filhos, pois não passou por toda a adolescência.

Durante a puberdade, muitas mudanças corporais ocorrem: acontece a primeira menstruação (meninas), os pelos pubianos crescem, a pessoa fica mais sonhadora, os seios aumentam, os órgãos genitais ficam maiores, os pelos do rosto crescem, o tom da voz muda, as glândulas de suor ficam mais ativas, acontece a primeira ejaculação (meninos).

As características sexuais primárias são aquelas que diferenciam os sexos da espécie, como os órgãos genitais propriamente ditos (pênis e vagina).

Já as características sexuais secundárias são aquelas que proporcionam a aparência geral de cada sexo da espécie, por exemplo: a distribuição de pelos no corpo, o timbre da voz, barba, distribuição do acúmulo de gordura no corpo (barriga, culote, bumbum), a massa muscular.

Já a adolescência pode ser considerada como a fase da vida de uma pessoa em que tanto o seu corpo quanto a sua mente sofrerão transformações que irão preparar o indivíduo para a vida adulta. O período da adolescência não é igual para todos os jovens.

Segundo Erickson (1976), a adolescência é uma fase especial no processo de desenvolvimento, na qual a confusão de papéis, as dificuldades para estabelecer uma identidade própria a marcam como um modo de vida entre a infância e a vida adulta.

Fonte: Bock & Furtado & Teixeira. Psicologias: Uma introdução ao estudo de Psicologia. São Paulo: Editora Saraiva, 2008.
Fonte: Caderno do Professor: Ciências, Ensino Fundamental – 8º Ano, Volume 2. São Paulo: SEE, 2009.


Nenhum comentário:

Postar um comentário