quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Planetas-anões e outros corpos celestes


Plutão, Ceres (anteriormente considerado um asteroide) e Éris, entre outros, são denominados planetas-anões. 

Um planeta-anão, assim como um planeta, tem órbita ao redor do Sol e forma aproximadamente esférica, porém não é o único astro de sua órbita. 

Consideram-se planetas-anões objetos com massa pequena, insuficiente para limpar a vizinhança da forma que um planeta faria.

Satélites são objetos que giram ao redor dos planetas. Com exceção de Mercúrio e Vênus, os demais planetas possuem satélites. Os planetas gigantes têm em grande quantidade, de modo que o número de satélites conhecidos hoje no Sistema Solar supera uma centena.

Asteroides são objetos rochosos de tamanhos que vão de dezenas de metros a até 700 km. A maioria se localiza entre as órbitas de Marte e Júpiter, formando o chamado cinturão de asteroides. Mas existem outros não limitados a esse espaço. Hoje já estão registrados mais de 350 mil asteroides, todos bem menores que a Lua.

Meteoroide é um fragmento de matéria do espaço cósmico que ao penetrar na atmosfera terrestre se aquece, produzindo o fenômeno luminoso do meteoro e que ao atingir a superfície terrestre recebe o nome de meteorito

São objetos pequenos, cujas dimensões se situam entre as dos asteroides e as dos grãos de poeira, existindo em quantidade gigantesca. A maioria vaga pelo espaço interplanetário.

Cometas são outro grupo de pequenos corpos do Sistema Solar. Constituídos de uma mistura de poeira e gelo, quando se aproximam do Sol, parte desse gelo se transforma em gás. 

Forma-se uma nuvem em torno de um núcleo frio e sólido, chamada coma ou cabeleira. 

Parte do gás e da poeira da coma é arrastada pelo vento solar, formando uma cauda que se estende por 100 milhões de km e que sempre aponta na direção oposta à do Sol. Esse material arrastado é retirado do cometa, e, após muitas passagens pelas proximidades do Sol, o cometa perde todas a sua matéria gasosa.

Fonte: TRIVELLATO & MOTOKANE & LISBOA & KANTOR. Ciências, natureza & cotidiano, 6º ano. São Paulo: FTD, 2012.


Nenhum comentário:

Postar um comentário