segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Impactos ambientais e desenvolvimento sustentável na produção de energia elétrica


É preciso entender algumas características das diferentes usinas e as consequências para o ambiente desde sua implantação até o seu funcionamento. A seguir, veja os argumentos favoráveis e desfavoráveis para cada forma de geração de eletricidade.

Hidrelétrica
Argumentos favoráveis: Fonte renovável de energia; utiliza a água dos rios; não queima combustível; não produz lixo; pode ser utilizada em sistemas de pequeno e grande porte.
Argumentos desfavoráveis: Mudança na fauna e na flora; deslocamento de populações ribeirinhas; destruição de terras produtivas e florestas; desvio do curso dos rios.

Termelétrica: combustíveis fósseis, biomassa e nuclear
Argumentos favoráveis: Utiliza vários tipos de combustíveis; pode ser instalada em qualquer local; seu funcionamento independe de fatores naturais, como Sol, chuva ou vento; pode ser acionada a qualquer momento.

Argumentos desfavoráveis: Poluição do ar por emissão de gases e cinzas devido à queima de combustível (o que não ocorre no caso da termonuclear, mas, em contrapartida, há a produção de lixo nuclear); aumento do efeito estufa devido à emissão de gases; aumento da temperatura das águas dos rios que são utilizadas para o sistema e para refrigeração; alto custo com manutenção.

Eólica

Argumentos favoráveis: Fonte renovável de energia; utiliza o vento; não queima combustível; não produz lixo; pode ser utilizada em sistemas de pequeno e grande porte.


Argumentos desfavoráveis: Deve ser instalada em regiões com bastante vento; produz poluição sonora; poluição visual; morte de pássaros que colidem com as pás do gerador.

Solar fotovoltaica

Argumentos favoráveis: Não queima combustível; precisa de pouca manutenção; tem vida útil de 20 anos; pode ser usada em sistemas de pequeno e de grande porte; pode ser transportada.

Argumentos desfavoráveis: Necessita de regiões com bastante Sol o ano inteiro; as células utilizam materiais danosos ao ambiente em sua fabricação; as células não podem ser recicladas; as baterias utilizadas precisam ser trocadas periodicamente.

A energia renovável é obtida de fontes naturais capazes de se regenerar em um curto período de tempo e a energia não-renovável é a energia obtida de recursos que não são repostos pela natureza ou pela ação humana num curto período de tempo.

As formas de gerar energia elétrica ao mesmo tempo que apresentam benefícios também produzem impactos ambientais que precisam ser estudados e minimizados a partir de um planejamento estratégico de implantação dessas usinas.

Do ponto de vista do desenvolvimento sustentável, embora haja usinas com menores impactos ambientais, eles nunca são nulos. 

A construção de uma usina depende de muitas condições: ambientais, econômicas, sociais e políticas. 

E todos esses aspectos estão vinculados a uma determinada região ou país. 



locais em que um determinado tipo de usina é mais vantajoso do que outro, dependendo das condições de geografia, geologia, clima, condições habitacionais, condições econômicas.

Fonte: Caderno do Professor: Ciências, Ensino Fundamental – 8º Ano, Volume 4. São Paulo: SEE, 2009.


Nenhum comentário:

Postar um comentário