quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Formas de geração de eletricidade em cada tipo de usina


Na maior parte das usinas, há turbinas que são movimentadas para acionar um gerador. No caso da hidrelétrica, é a queda-d´água a responsável por esse movimento; nas termelétricas, o vapor de água; e na eólica, o vento. 

A usina que não tem essa característica é a solar, que, por meio das células fotovoltaicas, transforma diretamente a luz solar em energia elétrica.

O movimento necessário para a produção de energia elétrica é feito pelas turbinas, constituídas de pás que giram na passagem da água ou do vapor de água. 

Esse movimento das turbinas é usado para movimentar um ímã ou uma bobina e gerar a energia elétrica (gerador). Nesses movimentos, há uma transformação de energia.

Os transformadores têm a função de aumentar ou diminuir a voltagem, para minimizar as perdas de energia no transporte da eletricidade.

A eletricidade gerada em boa parte desses processos é depois transportada por redes de transmissão de energia elétrica até as casas, indústrias e outros centros de consumo e utilizada de várias formas, como para a iluminação e a utilização dos mais diversos aparelhos elétricos domésticos ou industriais. 

No caso da energia solar, as células fotovoltaicas normalmente são instaladas nas próprias residências.

Visita a uma usina

No Estado de São Paulo, as usinas mais usadas são as termelétricas e as hidrelétricas. É uma oportunidade para se conhecer os principais componentes de uma usina e seu funcionamento. 

Nas hidrelétricas, é possível ver a barragem, as turbinas, os geradores e as redes de transmissão. No caso das termelétricas, é possível ver, além das caldeiras, as turbinas, os geradores e as redes de transmissão.

Fonte: Caderno do Professor: Ciências, Ensino Fundamental – 8º Ano, Volume 4. São Paulo: SEE, 2009.


Nenhum comentário:

Postar um comentário