sábado, 11 de maio de 2013

Principais alterações cardiovasculares



Arteriosclerose: É a perda gradual da elasticidade da parede das artérias. 

Essa condição acentua-se na idade avançada e também pode ser causada pela deposição de placas de gordura (ateromas) na superfície arterial interna, recebendo nesse caso a denominação aterosclerose.

Angina no peito ou angina pectoris: É uma enfermidade em que a pessoa sente forte dores no peito ao menor esforço cardíaco. A angina é consequência do estreitamento de uma ou mais artérias coronárias, o que acarreta redução da circulação de sangue em certas regiões do miocárdio, diminuindo sua nutrição e oxigenação. Excesso de atividade física ou uma grande emoção, pode ocasionar a dor da angina.

Infarto do miocárdio ou ataque cardíaco: É causado pela interrupção do fornecimento de sangue ao músculo cardíaco, provocada pela obstrução de uma ou mais artérias coronárias.

Isquemia cerebral ou derrame cerebral: É o bloqueio da circulação em artérias que fornecem sangue ao encéfalo. Uma das causas mais frequentes da isquemia é a formação de coágulos decorrente de traumatismos ou de placas de ateroma que se soltaram das artérias. As células nervosas localizadas na área isquêmica morrem, com prejuízos da atividade cerebral.

As chances de a pessoa sobreviver, dependem da extensão e da localização da lesão. Pode causar paralisia total ou parcial do corpo, perda total ou parcial da fala, perda da coordenação motora e diversas alterações no comportamento.

Hipertensão arterial: é sinônimo de pressão arterial elevada, conhecida popularmente por pressão alta. A hipertensão aumenta os riscos de ataques cardíacos e derrames de sangue no tecido cerebral.

As causas mais comuns da hipertensão são o estresse emocional, a alimentação inadequada (rica em gorduras e sais), a vida sedentária e a falta de atividade física.

A hipertensão pode ser controlada com medicamentos, dieta, exercícios físicos e relaxamento.

Fonte: AMABIS & MARTHO. Biologia dos organismos. São Paulo: Editora Moderna, 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário