quarta-feira, 1 de maio de 2013

Fisiologia da respiração



O ar dos pulmões é constantemente renovado, o que garante suprimento contínuo de gás oxigênio ao sangue que circula nos alvéolos pulmonares. Essa renovação de ar nos pulmões é o que se denomina ventilação pulmonar

A ventilação pulmonar depende principalmente da ação dos músculos que interligam as costelas, os músculos intercostais, e de uma membrana musculosa, espessa e resistente, chamada diafragma, que separa a cavidade torácica da cavidade abdominal.

A entrada de ar nos pulmões é chamada de inspiração. O diafragma desce e as costelas sobem, o que faz aumentar o volume da caixa torácica, forçando o ar a entrar nos pulmões. Na expiração, ocorre o oposto: o diafragma sobe e as costelas abaixam, com isso, o volume da caixa torácica diminui e o ar é forçado a sair dos pulmões.

Cada movimento respiratório compõe-se de uma inspiração e de uma expiração, com entrada e saída de aproximadamente 0,5 litro de ar nos pulmões.

O volume máximo de ar que pode ser inalado e exalado em uma respiração forçada é denominado capacidade pulmonar vital, algo em torno de 4 a 5 litros, para uma pessoa jovem. Mesmo quando se força ao máximo a expiração ainda resta cerca de 1,5 litro de ar nos pulmões, o que é chamado de ar residual.

Mais de 10 mil litros de ar entram e saem diariamente de nossos pulmões.

O número de movimentos respiratórios executados por minuto é a frequência respiratória. Durante o repouso, esse valor situa-se entre 12 e 15 vezes por minutos. 

Quando se pratica uma atividade física intensa, a frequência respiratória aumenta.

Fonte: AMABIS & MARTHO. Biologia dos organismos. São Paulo: Editora Moderna, 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário