sexta-feira, 3 de maio de 2013

Cuidados com a saúde do sistema respiratório



Uma gripe forte que afeta nossos pulmões pode nos deixar cansados e desanimados. A eficiência respiratória diminui e, consequentemente, todas as células terão menos gás oxigênio disponível para obter energia. Isso nos dá ideia da importância de se ter uma boa respiração e dos cuidados com o sistema respiratório.

Embora seja impossível evitar por completo gripes e resfriados, algumas providências simples podem nos ajudar a manter nossa saúde respiratória. Essas providências são respirar sempre pelo nariz e manter o corpo aquecido no inverno, pois as vias respiratórias e os pulmões são facilmente sensibilizados pelo frio, o que facilita as infecções por vírus e bactérias.

Os principais prejuízos aos pulmões são causados pela inalação de fumaça, poeira e outras partículas, que podem acumular-se e causar doenças diversas. O inimigo número um do pulmão sadio é, sem dúvida, o tabagismo. O risco de pessoas que fumam contraírem câncer e enfisema pulmonar é cerca de 20 vezes maior que o de não fumantes.

Fonte: AMABIS & MARTHO. Biologia dos organismos. São Paulo: Editora Moderna, 2010.

Um comentário: