segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Fontes e produção de energia elétrica


A forma de energia mais usada nas casas, nas indústrias e no comércio é a elétrica. Assim, estudar como obter energia elétrica equivale a examinar todo o problema energético. Hoje, temos várias formas de transformar diferentes fontes de energia em eletricidade. Em seguida, listamos cinco formas de conversão de energia em eletricidade.

A geração hidrelétrica (geração de energia elétrica a partir do movimento das águas) consiste, na maior parte das vezes, na construção de uma barragem em um rio para represá-lo e, com isso, criar um reservatório de água. 
Essa água será usada para movimentar turbinas, que irão acionar um gerador que, por sua vez, irá gerar a energia elétrica.

A geração termelétrica (geração de energia elétrica a partir do calor) segue sempre um mesmo princípio: queimar um combustível para produzir calor, que gera vapor para movimentar as turbinas, que acionam um gerador de energia elétrica. Esse combustível pode ser um derivado de petróleo, carvão, madeira, gás natural e bagaço de cana, entre outros. Mais comumente, são usados óleos combustíveis e gás natural.

A geração eólica (geração de energia elétrica a partir do vento) ainda é um pouco cara, mas, nas regiões onde os ventos são intensos ou constantes, pode ser uma boa opção. 


As modernas turbinas de vento são formadas por um conjunto de pás ligadas a um eixo e a um gerador elétrico. 

Com elas, a energia dos ventos é convertida em energia elétrica.



geração termonuclear (geração de energia elétrica a partir do calor produzido pela fissão nuclear) gera calor pela fissão nuclear para gerar vapor,

que movimenta turbinas, que acionam um gerador de energia elétrica. Este tipo de geração de energia elétrica também faz parte do grupo das usinas termelétricas.

A geração solar ou fotovoltaica (geração de energia elétrica a partir da luz do Sol) usa a célula solar que absorve a energia da luz para produzir energia elétrica. Esse efeito é chamado de fotovoltaica, em que existe interação direta da luz com a matéria: absorção da energia da luz (fótons) pelos elétrons dos átomos (matéria).

É importante ressaltar que a matéria-prima utilizada nas termelétricas é bem diversificada. Enquanto nas usinas termonucleares (ou simplesmente nucleares) o aquecimento da água é produzido pela fissão nuclear, uma reação que ocorre no núcleo atômico de um elemento radioativo (geralmente o urânio), 

nas demais termelétricas (ditas convencionais) o calor é produzido pela queima de um combustível (combustão), que pode ser o gás natural, o carvão mineral e o diesel ou biomassa (derivados de organismos vegetais, como a lenha, o óleo vegetal, o biodiesel e o etanol), para realizar o mesmo processo: obter energia elétrica a partir da movimentação de turbinas pelo aquecimento (vaporização) da água. 

Assim, as termelétricas têm em comum o fato de todas, apesar de utilizarem matérias-primas diferentes, aquecerem a água até a vaporização, e este vapor é que move as turbinas.

Fonte: Caderno do Professor: Ciências, Ensino Fundamental – 8º Ano, Volume 4. São Paulo: SEE, 2009.

2 comentários:

  1. Simples e simples, Benjamin Lee é a pessoa mais simpática e o melhor oficial de empréstimo a seu serviço. Tivemos um caminho muito acidentado durante todo o nosso processo de renovação do negócio, devido a circunstâncias sem fundos. O Sr. Ben ficou em cima de todas as partes para garantir que tudo se mantivesse nos trilhos, a fim de cumprir nosso prazo apertado para fechar nosso empréstimo. Apreciamos tudo o que ele fez por nós e recomendamos altamente ele e sua empresa de empréstimo a qualquer um que queira obter financiamento. Mais uma vez obrigado, Sr. Ben.
    Entre em contato com o Sr. BEN On: 247officedept@gmail.com Também no Whatsapp : +1-989-394-3740.

    ResponderExcluir