quinta-feira, 20 de junho de 2013

Órgãos do Sistema Imunitário


Tanto os linfócitos T quanto os B são produzidos na medula óssea

Ainda durante a vida embrionária do animal, os linfócitos T migram para o timo, um órgão situado sobre o coração, onde amadurecem. 

Já os linfócitos B amadurecem na própria medula óssea. 

Por constituírem os principais locais de formação e amadurecimento dos linfócitos, a medula óssea e o timo costumam ser denominados órgãos imunológicos primários.

Órgãos secundários

Uma vez formados, tanto os linfócitos T quanto os B migram para órgãos imunológicos secundários, que são os gânglios linfáticos e o baço, onde permanecem até que sejam ativados pela presença de invasores do corpo.

Gânglios linfáticos: são estruturas globosas localizadas ao longo dos vasos linfáticos. Os gânglios contêm aglomerados de glóbulos brancos, os nódulos linfáticos ou linfonodos. Ao passar pelos gânglios linfáticos, a linfa circula por finos canais, onde há fagócitos e linfócitos que identificam e destroem substâncias e corpos estranhos. 

Quando há infecção, os gânglios linfáticos localizados nas proximidades do local infeccionado tornam-se inchados e doloridos devido à proliferação de glóbulos brancos.

Adenóides e amígdalas: são órgãos linfáticos especiais, localizados estrategicamente na entrada das vias respiratórias e do tubo digestório, de modo a barrar o ingresso de microorganismos invasores.

Os gânglios linfáticos do pescoço, das axilas e das virilhas filtram a linfa que vem das extremidades do corpo. Qualquer corpo estranho presente na linfa é capturado e identificado pelos glóbulos brancos, que passam a se mobilizar para combatê-lo. 

Existem, ainda, muitos gânglios linfáticos na parede do intestino, cuja função é reter e destruir substâncias potencialmente tóxicas que penetram junto com os alimentos, ou que são produzidas pelas bactérias que vivem no trato intestinal.

Baço: é um órgão localizado do lado esquerdo do abdômen, sob as últimas costelas, e tem diversas funções. Entre elas, as principais são: armazenamento de leucócitos (linfócitos e monócitos); filtração do sangue para a remoção de microorganismos, substâncias estranhas e resíduos celulares; destruição de hemácias envelhecidas, transformando a hemoglobina nelas contida em bilirrubina, que é lançada na circulação, sendo posteriormente removida pelo fígado. 

Além disso, armazena hemácias, lançando-as na corrente sanguínea em momentos de necessidade, como em um esforço físico intenso, por exemplo.

Fonte: AMABIS & MARTHO. Biologia dos organismos. São Paulo: Editora Moderna, 2010.
Fonte: AMABIS & MARTHO. Biologia dos organismos. São Paulo: Editora Moderna, 1ª edição, 1999.
Fonte: NAPOLEÃO & ODAIR. Seres vivos: funções e relações. São Paulo: Editora IBEP.


Nenhum comentário:

Postar um comentário