sábado, 31 de agosto de 2013

Métodos Contraceptivos de Barreira


São produtos ou instrumentos que impedem a fertilização por evitar que os espermatozoides cheguem à tuba uterina.


Camisinha:
Distribuída gratuitamente nos postos de saúde e hospitais públicos. Cobre o pênis e guarda o sêmen, evitando que ele entre em contato com a vagina. Deve ser colocada antes da penetração e retirada logo após a ejaculação. Pode ser usada com espermicida.

Protege contra as DSTs, inclusive a Aids. Pode romper se não for bem colocada.
Contraceptivo barato e portátil. Ideal para relacionamentos esporádicos ou casais que estão começando a vida sexual.

Camisinha feminina (Femidon):
É uma espécie de saco plástico lubrificado para ser inserido dentro da vagina. Não precisa de receita médica. Protege contra DSTs. Não é confortável. 

A colocação é demorada e muito difícil, tornando o produto ineficiente. A mulher precisa checar a posição do anel exterior durante o sexo. Indicado para mulheres na menopausa e com pouca lubrificação vaginal.

Diafragma:
Distribuída gratuitamente nos postos de saúde e hospitais públicos. Espécie de capa de borracha que é colocada no fundo da vagina uma ou duas horas antes do sexo. Deve ser usado com espermicida e retirado doze horas após a relação. 

Deve ter a medida correta do colo do útero indicado pelo ginecologista. Não interfere no processo hormonal. Evita possíveis lesões no colo do útero e diminui a incidência de doenças no local. É reutilizável e bastante durável. Pode ser usado por mulheres fumantes ou cardíacas.

Aumenta o risco de infecções urinárias. Quando a mulher engorda mais de 10 quilos ou após a gravidez, precisa ser trocado. 

É necessário orientação médica.

Dispositivo Intra-Uterino (DIU):
Distribuída gratuitamente nos postos de saúde e hospitais públicos. 

Objeto de plástico revestido de cobre. Tem formas de T, 7, e coqueiro murcho. O cobre libera substâncias que funcionam como espermicidas, alteram o muco cervical e impedem a fecundação do óvulo. Pode ficar no útero de três a dez anos. É bastante eficaz e tem longa duração.

Pode ser usado por mulheres que nunca tiveram filhos, sem complicações futuras. O processo de adaptação no útero virgem é mais demorado, porque o órgão é menor. Aumenta o fluxo menstrual e o risco de contrair DSTs. Pode provocar cólicas agudas e indisposições. Se não for bem colocado pelo médico, pode ser expelido acidentalmente. Pede supervisão a cada seis meses. Indicado para mulheres com comportamento sexual estável.

Espermicida:

Deve ser usado com camisinha ou diafragma. Na forma de gel ou pomada, ele mata os espermatozoides impedindo a fecundação do óvulo. Não precisa de receita médica.

Lubrifica a vagina, porém, pode causar ardor ou coceira. Provoca alterações na flora vaginal, podendo aumentar o risco de infecções urinárias. Com camisinha, pode ser usado a partir dos 20 anos e com diafragma, o ideal é entre 30 e 40 anos.

Cervical Cap:
É parecido com o diafragma. Cobre o colo do útero e impede a ação dos espermatozoides. Pode ser retirado até 48 horas após a relação. Protege contra inflamações pélvicas e DSTs. Pode permanecer mais tempo no organismo. Difícil de ser colocado. 

Quando usado com espermicida, pode causar coceira e irritação. Pede receita médica. Indicada para quem tem vida sexual organizada.

Fonte: AMABIS & MARTHO. Biologia dos organismos. São Paulo: Editora Moderna, 2010.
Fonte: CANTO, Eduardo Leite do. Ciências Naturais: Aprendendo com o cotidiano – 9º Ano. São Paulo: Moderna, 2009.
Fonte: GEWANDSZNAJDER, Fernando. Ciências – Nosso Corpo – 8º Ano. São Paulo: Editora Ática, 2013.
Fonte: LINHARES & GEWANDSZNAJDER. Biologia Hoje – Volume 1. São Paulo: Editora Ática, 2010.

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Métodos Contraceptivos Comportamentais


Contracepção é a prevenção deliberada da gravidez. 

A maneira mais óbvia e mais segura de prevenir a gravidez é a abstinência de relações sexuais, pelo menos durante o período fértil da mulher, isto é, em que existe a possibilidade de haver ovulação.

Os métodos comportamentais exigem práticas que dependem da observação do próprio corpo, como tabelinha, temperatura e muco.

Coito (ato sexual) interrompido:
É quando o homem retira o pênis da vagina pouco antes de ejacular. Esse método não é seguro, pois algumas gotas de sêmen podem ser liberadas antes da ejaculação. 

Além disso, se o homem esperar “um segundinho” a mais, a ejaculação pode iniciar-se na vagina.

Tabelinha:
Nesse método, a mulher calcula a data provável da ovulação e o casal não tem relações sexuais nessa data, nem, aproximadamente, 7 dias antes e 7 dias depois da ovulação. O método não funciona bem com mulheres cujo ciclo menstrual é irregular. 

Mesmo nas que possuem o ciclo regular, pode eventualmente ocorrer ovulação fora da data prevista. Não protege contra DSTs. Em geral, a libido aumenta no período fértil, justamente quando é preciso evitar o sexo. Raramente, algumas mulheres engravidam em qualquer dia do ciclo.

Persona Monitor:
Esse aparelho substitui a velha tabelinha. É só assinalar o 1º dia da menstruação e ele faz o resto. Acende uma luz verde quando não há risco, vermelha quando sua fertilidade está acentuada e amarela quando há uma dúvida no ar.

Previsões são válidas para 24 horas. É um método natural fácil de usar e pode ser acionado a qualquer momento. Não protege contra DSTs. Nos dias em que as luzes amarela e vermelha acendem, você precisa usar um método anticonceptivo de barreira (camisinha, diafragma...). Indicado para mulheres com ciclo menstrual regulado.

Fonte: AMABIS & MARTHO. Biologia dos organismos. São Paulo: Editora Moderna, 2010.
Fonte: CANTO, Eduardo Leite do. Ciências Naturais: Aprendendo com o cotidiano – 9º Ano. São Paulo: Moderna, 2009.
Fonte: GEWANDSZNAJDER, Fernando. Ciências – Nosso Corpo – 8º Ano. São Paulo: Editora Ática, 2013.
Fonte: LINHARES & GEWANDSZNAJDER. Biologia Hoje – Volume 1. São Paulo: Editora Ática, 2010.

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Puberdade e Adolescência


Puberdade e adolescência não são palavras sinônimas porque são conceitos com abrangências diferentes.

A puberdade relaciona-se apenas com as mudanças físicas (corporais) que acontecem e deixam a pessoa apta para a reprodução.

A pessoa já pode ter passado pela puberdade e ter terminado a fase de desenvolvimento do aparelho reprodutor, porém pode ainda não ter maturidade para ter filhos, pois não passou por toda a adolescência.

Durante a puberdade, muitas mudanças corporais ocorrem: acontece a primeira menstruação (meninas), os pelos pubianos crescem, a pessoa fica mais sonhadora, os seios aumentam, os órgãos genitais ficam maiores, os pelos do rosto crescem, o tom da voz muda, as glândulas de suor ficam mais ativas, acontece a primeira ejaculação (meninos).

As características sexuais primárias são aquelas que diferenciam os sexos da espécie, como os órgãos genitais propriamente ditos (pênis e vagina).

Já as características sexuais secundárias são aquelas que proporcionam a aparência geral de cada sexo da espécie, por exemplo: a distribuição de pelos no corpo, o timbre da voz, barba, distribuição do acúmulo de gordura no corpo (barriga, culote, bumbum), a massa muscular.

Já a adolescência pode ser considerada como a fase da vida de uma pessoa em que tanto o seu corpo quanto a sua mente sofrerão transformações que irão preparar o indivíduo para a vida adulta. O período da adolescência não é igual para todos os jovens.

Segundo Erickson (1976), a adolescência é uma fase especial no processo de desenvolvimento, na qual a confusão de papéis, as dificuldades para estabelecer uma identidade própria a marcam como um modo de vida entre a infância e a vida adulta.

Fonte: Bock & Furtado & Teixeira. Psicologias: Uma introdução ao estudo de Psicologia. São Paulo: Editora Saraiva, 2008.
Fonte: Caderno do Professor: Ciências, Ensino Fundamental – 8º Ano, Volume 2. São Paulo: SEE, 2009.


quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Gravidez e Parto


Ovulação
É a liberação do óvulo pelo folículo maduro, pronto para ser fecundado. 

Ela ocorre 14 dias antes da próxima menstruação.

Fertilização ou fecundação
É o encontro de um espermatozoide com um óvulo seguido da fusão dos seus respectivos núcleos. 

Logo após ser fecundado, o óvulo passa a ser uma célula-ovo ou zigoto, que começa a se dividir, dando início à formação do embrião. 

Decorrido cerca de sete dias, o embrião já é uma esfera, que se fixa na parede do útero (nidação).

Gravidez
O processo de crescimento e desenvolvimento do embrião dura cerca de 40 semanas e termina, após esse intervalo de tempo, com o nascimento de uma criança. 

Nesse processo ocorrem divisões celulares, que determinam o aumento do número de células; diferenciações celulares que levam ao aparecimento dos tecidos, órgãos e sistemas.

Parto e nascimento
Cerca de nove meses após a fecundação, a musculatura do útero começa a sofrer contrações repetidas, e sua abertura sofre uma dilatação que chega a atingir cerca de 10 cm de diâmetro. 

A criança é, dessa maneira, empurrada para o meio externo através da vagina, juntamente com as membranas protetoras e a placenta. Esse processo é chamado parto.

Assim que a criança nasce, ela começa a respirar por conta própria, recebendo oxigênio através dos próprios pulmões.

O cordão umbilical é então cortado, e o pequeno toco que resta é amarrado e cai naturalmente após alguns dias.

Fonte: AMABIS & MARTHO. Biologia dos organismos. São Paulo: Editora Moderna, 2010.
Fonte: AMABIS & MARTHO. Biologia dos organismos. São Paulo: Editora Moderna, 1ª edição, 1999.
Fonte: NAPOLEÃO & ODAIR. Seres vivos: funções e relações. São Paulo: Editora IBEP.


terça-feira, 27 de agosto de 2013

Sugestões para ajudar a minimizar o incômodo da TPM


Economizar no açúcar e no sal para diminuir a retenção de líquido.

Consumir alimentos ricos em zinco, como vegetais verde-escuros e cálcio.

Exercitar o corpo para reduzir o desconforto causado pela TPM.

Evitar café e refrigerantes, pois a cafeína otimiza os incômodos do período.

Evitar substâncias tóxicas para o fígado, como bebidas alcoólicas e alimentos gordurosos, que interferem na produção de neurotransmissores e alteram o humor.

Optar por vegetais e frutas com ação diurética, como melancia, alcachofra, salsão e suco de limão.

Tomar suco de maracujá ou chá de camomila.

Preferir a versão amarga do chocolate, que contribui para equilibrar os níveis de magnésio, mineral que estimula a produção de serotonina.

Incluir soja e linhaça no prato, que aliviam a TPM.

Fonte: AMABIS & MARTHO. Biologia dos organismos. São Paulo: Editora Moderna, 2010.
Fonte: AMABIS & MARTHO. Biologia dos organismos. São Paulo: Editora Moderna, 1ª edição, 1999.
Fonte: NAPOLEÃO & ODAIR. Seres vivos: funções e relações. São Paulo: Editora IBEP.


segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Ciclo Menstrual


Quando nasce, a menina tem cerca de 400 mil óvulos em seus ovários. 

Desses, somente uns 380 vão amadurecer e sair dos ovários, durante certo tempo da vida da mulher.

Por ação dos hormônios, a partir da puberdade, todo mês amadurece um óvulo, que sai do ovário e vai para o útero, preparando-se para o encontro com o espermatozoide – a fecundação – que dá origem a um novo ser humano.

Todos os meses, também, o útero se prepara para receber o ovo, que é a união do óvulo com o espermatozoide. Para isso, o revestimento interno do útero fica engrossado e com muitas substâncias nutritivasque servem para alimentar o ovo em seus primeiros tempos.

Quando não ocorre a fecundação, ou seja, a mulher não fica grávida, o útero vai voltar ao seu estado normal. Aquele forro que havia sido preparado se desprende e sai pela vagina, em forma de sangue

Junto com esse sangue sai também o óvulo que tinha amadurecido, mas por ser bem pequeno, não se percebe quando ele sai.

Se o óvulo for fecundado, ele será abrigado na parede do útero. Então, o hormônio que estimulava a produção de novos óvulos deixa de ser produzido. 

É por esta razão que, durante os nove meses de gestação, não ocorre menstruação.

O término definitivo das menstruações ocorre por volta de 45 a 50 anos e a este fenômeno dá-se o nome de menopausa, período caracterizado por alterações psíquicas e orgânicas na mulher.


Fonte: AMABIS & MARTHO. Biologia dos organismos. São Paulo: Editora Moderna, 2010.
Fonte: AMABIS & MARTHO. Biologia dos organismos. São Paulo: Editora Moderna, 1ª edição, 1999.
Fonte: NAPOLEÃO & ODAIR. Seres vivos: funções e relações. São Paulo: Editora IBEP.